
MESAS


"REFLEXÕES SOBRE O VAZIO"
Entre no link 5 minutos antes do inicio da mesa.
Profa. Dra. Michiko Okano (UNIFESP)
Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora associada de História da Arte da Ásia na graduação e pós-graduação da UNIFESP, professora colaboradora na pós-graduação do Centro de Estudos Japoneses da USP. É coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia. Curadora da exposição de 21 artistas nipo-brasileiros, Olhar InComum: Japão Revisitado no MON, Curitiba, em 2016 e da exposição de artistas nipo-latinos, Transpacific Borderlands: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo no Japanese American National Museum, Los Angeles, em 2017/18. Autora do livro Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão (Annablume, 2011), Manabu Mabe (Folha de S. Paulo, 2013) Conceitos Estéticos: do espacial ao transtemporal da arte japonesa (Unifesp, 2021), Helena e Riokai: entre Brasil e Japão, Paris (Galeria 132, 2021).
Wagner Canalonga
Psicólogo e acupunturista
Sacerdote Taoista, Mestre Regente da Sociedade Taoista do Brasil
Diretor da plataforma de ensino digital Taoismo Online
Professor de I Ching, Meditação e Filosofia Taoista
Consultor profissional de I Ching e Astrologia Chinesa
Profa. Dra. Wânia Storolli (UNESP)
Artista e pesquisadora na área da voz e performance. Docente do curso de graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes (DeARTES) e do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP na linha de pesquisa Estética e Poéticas Cênicas. Finalizou o Doutorado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2009), com a tese Movimento, Respiração e Canto: a performance do corpo na criação musical, pesquisa realizada com apoio da FAPESP. Possui Mestrado em Musicologia (2004), Bacharelado em Piano (1989) e Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música (1986), pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Especialização em Rítmica, Improvisação e Movimento pela Hochschule der Künste de Berlin, Alemanha. Dedica-se ao desenvolvimento de estratégias de criação artística, pesquisando as relações entre voz e performance. Desenvolveu a prática Movimento, Respiração e Canto a partir da integração da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e outras práticas corporais, um processo de experimentação que integra a pesquisa da voz e processos de criação musical que
se orientam a partir da relação corpo - voz. Desde 2012 coordena o grupo L.I.V.E. - Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação, junto ao qual tem desenvolvido performances e intervenções sonoras fundamentadas na investigação dos recursos vocais. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Música e Performance Studies, com ênfase nos processos de criação vocal, atuando principalmente nos seguintes temas: canto, movimento, Respiração Vivenciada, expressão vocal, consciência corporal, cognição e corpo, teorias de performance e performatividade da voz.
“CONVERSAS ENTRE VAZIOS E SILÊNCIOS”
Entre no link 5 minutos antes do inicio da mesa.
Érico Cruz
Mestre em Artes, pelo Instituto de Artes da UNESP, com pesquisas em performance vocal e treinamento para o ator/performer; Bacharel em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP, também com pesquisas em performance e videoperformance; Especialização em Mediação pedagógica na Educação à Distância, pala UNIVESP; e formação livre em Teatro e Dança. Experiência em teatro, como ator, cantor e dançarino; em arte-educação, em aulas de teatro em instituições públicas e privadas. Desenvolveu também projetos em vídeos e poéticas sonoras.
Gisele Lavalle
Artista-pesquisadora e mãe. Sua formação profissional tem como base a Comunicação, as Artes Cênicas, a Música, a Filosofia e as Artes Taoistas.
Mestranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP e graduada em Comunicação Social pela ESPM, pesquisa a potência do vazio e da voz em caminhos de revelações de si a partir da realização de ações artísticas, sob a orientação da Profa. Dra. Wânia Storolli.
Atua como intérprete, criadora e produtora e, desde 2007, orienta processos que combinam elementos artísticos à comunicação na construção de pequenos atos artísticos.
Glauce Carvalho
Atriz, professora e pesquisadora.
Graduada em História, Mestranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), bolsista CAPES, onde desenvolve a pesquisa "MA 間: O vazio entre o palco e platéia" com foco no trabalho de Tadashi Suzuki , sob a orientação da Profa Dra Wânia Storolli.
.
Paola Ribeiro
Artista, cantora, pesquisadora e educadora. Atualmente investiga o corpo que se expande através voz e as relações que se dão através da percepção espacial e sonora. Os desdobramentos de sua pesquisa se articulam através do entrelaçamento de linguagens como performance, música e vídeo.
Mestranda no Instituto de Artes da Unesp e formada em Artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Participou de uma série de exposições coletivas e Festivais, com destaque para "SESC JAZZ- Radio Diaspora Cachaça Ensemble"(2021), “Dizer Não” no Ateliê 397 (2021), “Dystopie : Sound art festival” em Berlim (2020), “Ta me vendo? Ta me ouvindo?” na Casa Niemeyer (2020/2021), “Novas Frequências – Ano X“ (2020), “Corpo que é meu outro” no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (2020); 4 edição do Língua Fora (2019); 2a edição do “Festival CHIII” (2019) como convidada do duo Radio Diaspora.