top of page

PERFORMANCES

WhatsApp Image 2021-12-07 at 18.39.49.jpeg

BRUNA PINHATI

Formada no curso de Bacharelado em Artes Cênicas no Instituto de Artes da UNESP. Durante um ano, participou do Núcleo de Dramaturgia Feminista, conduzida por Maria Giulia Pinheiro, onde estudou nomes como Angelica Lidell, Carolina Bianchi e Sarah Kane. Durante esse processo, duas apresentações foram abertas ao público, apenas com textos e cenas autorais. Durante o ano de 2019, participou do curso de verão da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sobre Teatro e Performance. Atualmente, adentrou no universo audiovisual, estudando escrita de roteiros. Se interessa pela escrita de forma geral, tendo ministrado um Workshop de Escrita Criativa em 2020.

Espaço no silêncio

Fora de tudo o que me é familiar, tento encontrar espaço no silêncio de um novo lugar.

Foto_Dudu.jpg

DUDU TSUDA

Artista multimídia, artista sonoro, músico, compositor, performer, produtor musical, diretor artístico do selo de arte sonora e música experimental ALEA e professor da Pós Graduação em Imagem e Som da Faculdade Santa Marcelina. Realizou programas de residência artística, exposições, intervenções urbanas, performances e concertos, e foi contemplado por bolsas e prêmios em diferentes países como França, Japão, Colômbia, Bolívia, Espanha, Alemanha e Brasil.

Incertezas - coletivo telemusik (Dudu Tsuda e Marcus Bastos)

Dilemas diante de um mundo de violência, excesso e conservadorismo (extremos) em palavras, sons, luz, fumaça e imagens em movimento. e pouco contraste, esta distância de freqüências que separa os registros sonoros e visuais a partir de seus extremos.

 

cinza, difuso, oscilante, intermediário, indireto acesso. em tempos de posições exacerbadas, na mídia, nas redes, nas ruas, um mínimo de visibilidade como busca de um entendimento sensório das políticas e repressões ao redor. inverso sintético, curto e fino, das coisas ditas de forma taxativa.

Defasagem -  Dudu Tsuda e Iara Guedes

Performance audiovisual que explora a defasagem entre intenção e ação, e a sensação de suspensão temporal a partir do termo cultural japonês Ma. Através da construção de espaço temporalidades inspiradas em desertos, reinventa ritualizações entre corpo e ambiente e corpo e natureza. No deserto, nos encontramos?

Fred 2021-11.jpeg

FREDERICO SANTIAGO

Ator, fonoaudiólogo e preparador vocal em teatro e cinema, desenvolve pesquisa e criação vocal com o Ateliê da Voz e da Palavra. Graduado em Fonoaudiologia com aperfeiçoamento em voz (PUCSP); Mestre em Fonoaudiologia (PUCSP), com ênfase em voz e corpo cênico na montagem de “Happy End” (Folias D’Arte & TAPA); Formação em Integração do Movimento Somático com Body&Mind Centering e Doutorando em Artes Cênicas (Instituto de Artes da UNESP), pesquisando voz, oralidade e texto. Atuou em diversos grupos de teatro e musica.

Casa 8

Uma pessoa anda na rua de um bairro e entra numa casa abandonada apreciando o inaudito aos ouvidos de carne e sangue. Num misto de documentário, ficção e fantasmagoria essa pilolaudiovisual foi construída a partir de programas performativos inspirado em Eleonora Fabião e na figura do fantasma de Hamlet - Shakespeare. 

Glauce.jpg

GLAUCE CARVALHO

Atriz, professora e pesquisadora.

Graduada em História, Mestranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), bolsista CAPES, onde desenvolve a pesquisa "MA 間: O vazio entreo palco e platéia" com foco no trabalho de Tadashi Suzuki , sob a orientação da Profa​ ​ Dra​ ​ Wânia Storolli.

Silêncio entre as palavras 

Poema, imagem e vozes compondo e fazendo existir silêncios e ausências.

Transformar o silêncio em imagem, em colocar o vazio em palavras. 

 

Em Naoshima, em meio a arquitetura de Tadao Ando, sentir e perceber as possibilidades do que está no entre-espaço. 

DSC03274.jpg

WÂNIA STOROLLI 

Artista e pesquisadora na área da voz e performance. Docente docurso de graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes (DeARTES) e do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP na linha de pesquisa Estética e Poéticas Cênicas. Dedica-se ao desenvolvimento de estratégias de criação artística, pesquisando as relações entre voz e performance.

Desenvolveu a prática Movimento, Respiração e Canto a partir da integração da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e outras práticas corporais, um processo de experimentação que integra a pesquisa da voz e processos de

criação musical que se orientam a partir da relação corpo - voz. Desde 2012 coordena o grupo L.I.V.E. - Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação, junto ao qual tem desenvolvido performances e intervenções sonoras fundamentadas na investigação dos recursos vocais.

Convite ao silêncio 

Convido você a vir comigo, a dar um passeio por um parque ou uma praça enquanto assiste e ouve esse videowalk, a escutar os silêncios. Você pode escolher fazer isso na mesma praça ou em outro espaço de sua preferência. Dirija sua percepção para as duas camadas, a proposta pelo vídeo e o que está em seu entorno, imagens e sonoridades.

ppg_artes_9.tif
LOGO-IA-UNESP-H-CURVAS-v15-png.png
bottom of page